segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Os Filhos de Krondor - O Príncipe Herdeiro", de Raymond E. Feist

Sinopse:

Os gémeos Borric e Erland são os homens mais despreocupados do Reino das Ilhas. Mas a bem-aventurada juventude deles termina quando se preparam para suceder ao trono do seu pai, o Príncipe Arutha. Como primeira tarefa, o Príncipe envia-os no papel de embaixadores ao reino de Kesh, a mais poderosa das nações. Mas, mesmo antes de partirem, uma tentativa de assassínio a Borricé, o mais velho dos irmãos, é evitada no último momento. Trata-se somente do início de uma jornada traiçoeira que levará os irmãos por caminhos separados e mortíferos - um, enquanto fugitivo, o outro, enquanto futuro rei. Agora, cada um deles deve traçar o seu próprio caminho rumo à maturidade, honra e paz, enquanto os que anseiam pela guerra se tornam cada vez mais audaciosos. (in Goodreads)


Opinião:

Depois de ler os quatro livros de "O Mago", tinha de ler "O Príncipe Herdeiro", uma vez que gostei muito da primeira serie, especialmente dos últimos dois, nomeadamente de algumas personagens que aparecem nesses dois volumes, em especial o Jimmy ou James. Como ele faz parte destes novos livros, bem como Arutha e a sua família (que eu também gosto bastante),achei que fazia todo o sentido eu ler estas aventuras dos filhos de Príncipe Arutha.

Gostei da história. É diferente da d' O Mago, e ainda bem porque não queria ler outro enredo igual, o que penso que seria impossível pois o enredo d' O Mago (os 4 livros no total) é fantástico e inigualável; aqui neste livro a magia fica um pouco posta de lado e é a intriga politica que entra em campo. Gostei bastante da intriga Keshiana, em que os Príncipes se vêem envolvidos e que lhes causa vários problemas. No entanto o final pareceu-me um pouco abrupto, uma vez que tudo se resolve demasiado depressa, a meu ver. Penso que poderia ter mais algum "sumo" antes de se chegar à conclusão do mistério e da intriga. Penso que também poderia haver mais introspecção e reflexão por parte das personagens, principalmente dos irmãos, uma vez que assim daria um aspeto mais significativo aos acontecimentos que se desenvolvem ao longo do enredo. O final também me pareceu um pouco apressado.

São estes os motivos pelos quais dou 4 estrelas e não 5. Tendo em conta que dei 4 estrelas aos dois primeiros livros da serie de O Mago e 5 aos dois últimos, tal leva-me a supor que porventura o segundo volume desta serie seja mais denso. Será? É algo que tenho de comprovar através da sua leitura.

O rumo da história está muito interessante, as personagens também, especialmente aquelas que já conhecia dos livros passados. As descrições são bastante ricas e fazem com que seja possível ao leitor sentir-se no ambiente descrito, tal não é a vivacidade e riqueza das mesmas. Kesh está muito bem caracterizada e descrito, sendo possível imaginar na mente esta grande e poderosa nação, tão rica em tudo. As personagens de Kesh também estão muito interessantes, se bem que não consegui sentir real afeto por nenhuma, excepto por Suli, o muito jovem amigo e criado de Borric, que não é bem de Kesh, mas sim de Durbin, uma cidade de Kesh, anexada. A intriga é bastante interessante e bem engendrada, com uma conclusão que me pareceu um pouco breve, podendo ter sido mais expandida e alargada. Existem muitas aventuras, algo que eu aprecio sempre muito, uma vez que é algo que valorizo muito nas histórias. Pug também aparece, se bem que por pouco tempo. Não vemos elfos nem outros seres se não os Humanos, mas tal não tira o brilho ao livro.

Gostei bastante deste livro. Para quem leu os anteriores de Raymond E. Feist vai ter aqui um momento de leitura interessante e agradável. Aconselho, claro, a ler primeiro os da serie d' O Mago, para melhor compreensão deste enredo, uma vez que as personagens aqui estão presentes nos livros d' O Mago, existindo uma cronologia nos acontecimentos, que é iniciada em O Mago. É um livro muito bom e espero que o segundo seja ainda melhor!!! 

NOTA (0 a 10): 8

2 comentários:

  1. Olá,

    Bem estou atualmente o último livro que tenho por ler do Feist, A Filha do Império e digo-te que cada vez mais gosto deste escritor.

    Concordo com o que referes, ainda ssim deves considerar que os dois primeiros volumes de o Mago, são o preparativo para os acontecimentos seguintes, logo para os livros seguintes, aqui tens uma história independente, que não está tão dependente das personagens principais da saga anterior e que ainda assim está interessante, mas claro que sendo livro único seria difícil as coisas não serem resolvidas mais rapidamente, digamos assim.

    Penso que não haver tantos elementos fantásticos até é bom para o enredo, torna as coisas mais reais e vais sentir isso muito mais na Filha do Império (que te recomendo sem reservas e mesmo ainda não o tendo terminado é dos melhores livros do escritor).

    Mas ainda tens o Corsário pela frente, com mais aventuras e novas personagens muito interessantes, em que o irmão mais novo será o protagonista mas que terá outros personagens MUito interessantes, vais gostar seguramente :D

    Eu gostei imenso das intrigas e politicas de Kash, mas penso que o Corsário ainda está melhor, sendo claramente a Filho do Império melhor, logo penso serem boas noticias para ti que tal como eu gosta tanto de Feist ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      tenho para ler o Corsário do Rei, e de certo que irei gostar. A Filha do Império está na minha wishlist.

      Sim sim, eu considero e sei que assim é, mas acho que os dois últimos são mais interessantes pelo que acontece ao longo de ambos e porque considero que é onde tudo se intensifica, causando mais acontecimentos. Achei O Príncipe Herdeiro mais parecido com os dois primeiros do Mago. Poderia ser um pouco maior, assim já dava para expandir mais :) mas gostei de como ficaram resolvidas.

      Sim, vou ler A Filha do Império, já fiquei curiosa, apesar de não ter ficado assim muito muito curiosa com Kesh. xD

      Espero gostar muito, estou mesmo a acreditar que vou gostar =)
      Que bom, fico contente por saber que está melhor! =)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar