domingo, 30 de novembro de 2014

The Hunger Games - A Revolta parte 1

Fui ver o filme no passado domingo. Cinema cheio, tudo a postos para ver uma das estreias mais aguardadas do ano. 


Muito bem; o filme trata de uma parte do livro (foi dividido em dois, como agora parece ser moda) cujo título é o mesmo, e conta o que aconteceu depois da Katniss (Jennifer Lawrence) ter sido retirada da Arena dos 75º Jogos da Fome, bem como os outros jogadores. Agora no Distrito 13, outrora vítima de propaganda do Capitólio como grande derrotado da revolta anterior, Katniss vê-se na incumbência de ser o símbolo da revolta que está a cargo do Distrito, cuja presidente é Alma Coin (Julian Moore). Com a ajuda de Plutarch Heavensbee (Phillip Seymour Hoffman) e de Beetee (Jeffrey Wright), Katniss passa a ser o símbolo da revolução, o mimo-gaio, e começa a gravar uma série de propos (propaganda) (no terreno, em com o apoio de uma equipa de reportagem) para combater pelo Distrito 13 contra o Capitólio e para incendiar os ânimos das pessoas de todos os distritos contra o Capitólio e, em especial, o presidente Snow.




Considero que fizeram bem em dividir a história em duas partes, uma vez que puderam deter-se em mais detalhes deste modo. É mais um filme desta trilogia, com bons desempenhos de todos os atores nele presentes. Gostei bastante do filme, bem como da banda sonora. O Peeta não aparece tantas vezes, mas isso era de esperar e o final não podia ter sido melhor. Fizeram bem em cortar ali. Não pude deixar de comparar com o final da primeira parte do Harry Potter e os Talismãs da Morte, quando o trio vai até à mansão dos Malfoy para resgatar a Luna e os outros reféns. Resgates e finais de primeiras partes. 


A Katniss tem o destaque que merece e não podia haver atriz melhor para a interpretar. Gostei de ver Julian Moore como Alma Coin, uma líder bastante fria e calculista. Os ambientes em que a história se desenrola também estão bem interessantes e de acordo com o que é apresentado no livro. 

O grande trunfo deste filme é a diferença que nele reside em relação aos dois primeiros. Não há Jogos; há a revolta que tudo o que se passou nos Jogos fez despoletar. Há um ambiente mais sinistro, se se pode assim dizer, no ar e a história passa a ser mais parada. Há momentos de ação, mas não tantos como nos outros dois filmes. 

Uma vez que o terceiro livro foi aquele de que menos gostei, seria de esperar o mesmo do filme. Mas, como esta é a parte 1 e não o total, vou esperar pela parte 2 para poder comparar melhor com o livro e tirar conclusões mais assertivas. Porém, posso dizer que gostei do filme, talvez um bocadinho mais do que do livro, porque a Katniss não está tão para baixo no grande ecrã como no livro, algo que me aborreceu e fez com que não tivesse gostado tanto do livro. 

Em suma, é uma primeira parte bastante interessante.


NOTA (0 a 10): 8

6 comentários:

  1. Olá,

    Bem é raro um filme estar melhor que o livro, mas parece que aqui foi conseguido em especial pelo desempenho da nossa protagonista principal.

    Tenho que me dedicar a filmes, pois estou a ver que ando a perder bons momentos :D

    Gostei do teu comentário e do desenho ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      sim, pelo menos, eu achei que tal aconteceu. Confesso que o terceiro livro da trilogia não foi o que mais me fascinou. A Jennifer está excelente!

      Eu também acho que sim =D

      Obrigada, gostei bastante do poster =)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá!

    Também já vi o filme, ainda que numa versão cam muito ranhosa. Mas foi o que se arranjou para matar a curiosidade. Vou agora esperar mais calmamente que saia uma versão boa para ver tudo com mais detalhe e qualidade.

    Eu também gostei do filme, mas gostava que não tivessem alterado alguns detalhes da história. Por exemplo, a Effie. Não era suposto ser ela a estar ali, mas também é normal que tenham feito essa mudaça, pois os restantes membros da equipa de produção da Katniss nunca tiveram qualquer destaque nos filmes. O que é pena, pois eram bem engraçados :)

    Tinha também lido algures que este filme ia ser visto de uma perspectiva diferente do livro, onde mais uma vez temos a Katniss a relatar a história. Mas não notei grandes diferenças, para ser sincera...

    Adorei a cena em que eles resgatam o Peeta (ai o Peeta....) e ele... coiso! Muito melhor do que no livro. E també, gostei do ponto em que a história ficou. Não tivesse eu já lido os livros e neste momento já não teria unhas! Agora é esperar, até daqui a um ano de certeza....

    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Assim ficas com a curiosidade apaziguada, enquanto esperas por vê-lo com mais qualidade. E o filme merece ser visto com qualidade!

      Não me importem muito com as alterações. Talvez por que não tivesse gostado muitíssimo do livro. Apesar de gostar bastante da história, não é daquelas que mais me fascinam. Sim, eram bem engraçados =)

      Achei-a menos apática e depressiva no filme, em relação ao livro. Acho que foi isso que me fez gostar menos do livro.

      Sim, essa foi das cenas mais interessantes e bem orquestradas. O Peeta é sempre o Peeta! Acho que, se não houvesse o Peeta, eu não tinha lido os livros com tanto entusiasmo. Gosto mais dele do que da Katniss e, para mim, ele é o centro da história...outro facto que me fez gostar menos do terceiro livro foi o facto de ele não estar "tão" presente como nos anteriores. Foi o melhor ponto para terminar esta parte. Espero que a segunda parte seja fantástica! =)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. ainda não vi o filme, mas já li o livro, é uma história interessante. Gostei do final. Não gosto do Peeta, prefiro o Gale.

    Muitas leitoras acham que este último livro é inferior aos outros, pois aí está o mal das trilogias, o nível geralmente desce, e este não foi exceção, mas gostei do final, era o que eu esperava que fosse,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      tens de ver o filme. Está bem interessante, mais do que o livro, na minha opinião. Eu prefiro o Peeta =)

      Sim, o final é bom. Aliás, é mesmo o melhor do livro em si, a meu ver. O que me fez não gostar tanto deste em relação aos anteriores foi a apatia da Katniss e não haver tanto Peeta. É um bom final, adequado a toda a história.

      Bjs

      Eliminar