quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Guerra das Estrelas", de George Lucas

O primeiro livro da saga da Guerra das Estrelas que leio.
Como fã dos filmes da saga, com especial gosto nos dois primeiros da saga do Luke e do último do Anakin, decidi apostar nos livros.

Acho que é a primeira vez que leio um livro praticamente igual ao filme. Não sei o que foi feito primeiro, se o filme ou o livro, mas gostei muito da experiência.
Uma escrita agradável, de fácil acesso e com bastante acção, este livro inicia a história de Luke Skywalker e da Aliança Rebelde contra o corrupto Império.
Todas as personagens do filme estão presentes no livro, com especial destaque para os dois robots, R2 D2 e C3P0, que têm uma interação muito interessante, como é possível ver no filme, e que no livro é mantida.

Luke Skywalker, sobrinho de agricultores e habitante de um planeta desértico chamado Tatooine, depois do seu tio comprar os dois robots, vê-se na obrigação de os limpar e tratar. O seu sonho é ser piloto, mas a quinta precisa dele e por isso o rapaz fica todos os anos na quinta, a ver os seus amigos a irem para o curso. Aquando da limpeza dos robots, Luke descobre um holograma que é apresentado por R2 D2, um holograma de uma rapariga a pedir ajuda a alguém chamado Obi-Wan Kenobi. Luke fica intrigado e fica inquieto.
A partir daí dá-se uma quantidade de peripécias que vão alterar a vida do jovem Luke que vão culminar numa batalha épica pela sobrevivência da Aliança Rebelde, pela sua vida e pela de todos os seus amigos.

Um primeiro livro de uma trilogia que pode ser lida antes ou depois de se ver os filmes.
Muito bom! :)
E uma história boa, para quem quiser começar a ler FQ e não sabe por onde começar =)
Recomendo a todos, em especial aos fãs de Star Wars!

Nota (0 a 10): 7

8 comentários:

  1. Também tenho vontade de ler estes livros, penso que o filme saiu primeiro que os livros, mas não tenho 100% certeza! Adoro os filmes, sobretudo os três ultimo da sequência, ou seja, A Guerra das Estrela, O Impérios Contra Ataca, e O Regresso de Jedi... Dos recentes o meu favorito é o ultimo... Vais continuar a ler a saga? depois diz o que achaste...
    P.S. Adoro o desenho! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito da experiência, fiquei com imensa vontade de voltar a ver os filmes. Como diz o Luís, o livro saiu depois do filme, tal como também achavas.
      Eu também prefiro os três últimos, em especial do Império Contra Ataca. E também prefiro a Vingança dos Sith, em relação aos "novos".
      Vou =) de seguida acho que não por causa da faculdade, mas em tempo de férias vou continuar.
      Digo sim.

      Obrigada =D

      Eliminar
  2. Olá Maria!

    Como já deves ter visto no meu blog, já li muitos livros do universo Star Wars. Dentro dos que são filme este é talvez o que gostei menos (adorei na mesma), porque é o que menos dá algo de novo. Se continuares a ler, vais encontrar muitas coisas novas (principalmente nos episódios 1, 2 e 3).
    Continua a ler a saga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís!

      Já vi sim senhor e gostei muito. Tenho de ir lá comentar. Compraste-os aonde? O que mais me faz confusão é conseguir achá-los. Este comprei pela Europa América e os que puder comprar pela editora assim farei, mas não sei se é possível comprar todos assim.
      Sim, achei mesmo praticamente igual ao filme, sem dar grandes informações e sem tirar, o que é bom. Pois, também me acontece o mesmo quando gosto muito de uma saga, há sempre aqueles que gosto menos, mas que mesmo assim gosto bastante!
      Vou continuar, agora quero saber mais! Fixe, porque é nesses que acho que devia ser mais desenvolvido.
      Pois continuo =D

      Eliminar
    2. Arranjei-os no site da editora. Eles apenas não têm o livro do episódio 3 e que por acaso é o melhor livro que já li de star wars, sendo muito superior ao filme. Tive de ler em inglês. Os restantes livros que eles têm (fora dos filmes), arranjei no site ou na feira do livro. Mas realmente não é fácil arranjar noutros locais.

      Eliminar
    3. Pois este também foi assim. Eu costumo comprar na Bertrand física que há na minha cidade por causa do desconto para o cartão, mas as Bertrands físicas não têm os livros da Europa América. Vou ter de comprar todos pelo site da editora então. Oh, por que será que não têm?
      Em inglês dá para comprar pela wook, não?
      Tenho de os comprar na feira do livro ou nos saldos da editora. Este ano fizeram, ao mesmo tempo da feira do livro, mais ou menos.

      Eliminar
  3. Ah, e como estavas na dúvida: o livro saiu depois do filme e na realidade foi escrito por Alan Dean Foster (muito conhecido por fazer novelizações). No entanto, no contracto ficou acordado que seria o nome de George Lucas a aparecer no livro por ter escrito o guião original do filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento! Ah, isso não sabia, pensava que tinha sido mesmo o George Lucas a escrevê-lo! Fui pesquisar e fiquei a saber que foi ele que escreveu mais dois "Splinter of the Mind's Eye" e "The Approaching Storm".

      Eliminar