quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um Dia, de David Nicholls

Dexter virou a cabeça para olhar para Emma, e subitamente havia qualquer coisa a mexer-se entre eles, qualquer coisa viva e a vibrar no peito dele.
Emma encostou-lhe a mão.

- É o teu coração?

- É o meu telemóvel.
pág. 306


Sinopse

Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.

15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.

Opinião

Maravilha. Um livro muito bom, um enredo bem construído, coeso, forte, com sentido. Personagens fortes, marcantes, humanas. Um enquadramento histórico bem desenvolvido, bem delineado e arquitectado. Uma história de amor muito bela e por vezes tão triste...

Vi primeiro o filme. Com dois atores que gosto muito (Anne Hathaway e Jim Sturgess), foi uma história bem bonita, bem romântica. Estava com algum receio que o livro não fosse como o filme (o filme não fosse como o livro), pois tinha gostado muito do filme. Mas não aconteceu. "Um Dia" é um livro muito, muito maravilhoso. É como escrevi acima. Bem elaborado, cativante. Retrata 20 anos de forma muito convincente e estruturada: acontecimentos politicos, históricos, sociais, mundiais, europeus... um retrato histórico que fica entrelaçado com a história de Emma e Dexter.
O filme está muito fiel ao livro. Uma excelente adaptação, a meu ver.

O facto de não ser um romance muito convencional, com uma ideia interessante (contar um dia das vidas de Em e Dex durante os 20 anos em que se conheceram) foi algo que me cativou, por ser original e por estar bem feito.

Emma e Dexter são antigos colegas de faculdade (não de curso) que se encontram no dia da formatura. Nesse dia passam a noite juntos e depois disso começam a dar-se um com o outro, estabelecendo uma relação de grande amizade ao longo dos anos. Há medida que vão passando pelos anos, muito vai acontecendo e eles vão mudando. E há medida que o tempo passa, ambos continuam a ser amigos. É uma história de amizade e amor, que não vou pormenorizar mais pois não quero spoilar ninguém! 

Emma é o contrário de Dexter, mas o seu amor por ele é grande, apesar dela não o confessar. É na amizade que tem por ele e ele por ela que ela sustenta o seu amor e a sua alegria. Dexter, um jovem mais virado para a fama, para a ribalta e para alguns comportamentos arriscados, é praticamente o oposto de Emma. O que ele parece não querer ver é a necessidade que tem dela para conseguir estar bem.  Será que ele vai conseguir perceber?

Com alguns laivos de critica à sociedade e a alguns comportamentos (fama, bebedeiras, drogas, sexo, questões politicas), David Nicholls leva-nos numa viagem desde 1988 a 2007, deixando-nos espreitar a vida de Emma e Dexter ao longo destes anos, sempre no dia 15 de Julho, o dia em que tudo começou.

É uma bonita história, com momentos muito sentimentais. Emma e Dexter são muito interessantes, à sua maneira, um muito diferente do outro. E depois existem as outras personagens que vão aparecendo e que dão corpo à história. É uma história inteligente e bem contada.

Gostei muito, não costuma ser o género de livro que leio mais, mas fiquei muito bem surpreendida. É bastante bom e já está nos meus favoritos.
Recomendo a todos! 


- Pensei que te tinha perdido! - exclamou ele, desacelarando até andar normalmente, de cara vermelha e sem fôlego, procurando recuparar um pouco de compustura.

- Não, estou aqui.
(pág. 449) 

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Parece ser fixe! Fiquei com vontade de ler :p

    Olha, nomeei-te para o Liebster Award!

    Vê aqui: http://stuffomeumundo.blogspot.pt/2013/01/liebster-award.html

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaana :D

      Tão tão fixe! Muito bem, vais gostar :) é um romance assim moderno e bem emocionante. Com um fim assim diferente :P

      Obrigaaada :D Vou já ver!

      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Olá Rainha do Sol,

    Bem que belo comentário, aqui está a prova que vale a pena variar um pouco os nossos hábitos literários, por vezes estamos tão agarrados a determinados generos que deixamos escapar estes pequenos diamantes.

    A minha carteira anda a ficar um pouco chateada contigo, já são vários os livros que ficam debaixo de olho.

    E mais um rico desenho :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo Fiacha!

      Obrigada! Sim, é bom ler outros estilos e encontrar estas maravilhas! É mesmo muito bom, a meu ver.

      Ui, isso é que é pior! Mas deixa lá, que a minha também anda um bocado às avessas com os que vejo por aqui pela net!

      Obrigada :)

      Bjs

      Eliminar
  3. Oi Maria,

    gostei muito de sua resenha, tenho esse livro parado na estante há dois anos, mas com certeza esse ano vou lê-lo, pois esse livro parece realmente muito bom, e sua opinião está me incentivou, só tenho a agradecer, obrigada!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      obrigada. Sim, este é um livro muito bom. Tem uma história de amor bonita e diferente.
      Ora, volta sempre!
      Já andei a comentar alguns dos teus posts =)

      Abraços e boas leituras!

      Eliminar