segunda-feira, 11 de março de 2013

O Labirinto do Fauno


O ano passado vi este maravilhoso filme. Neste Domingo, ontem, passou no canal MOV. Ora, decidi fazer um post sobre esta fantástica obra da sétima arte. 

O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro, é um filme espanhol de 2006 que ganhou 3 oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhor Maquilhagem.
Este filme conta a história de uma rapariga que supostamente é uma antiga princesa do submundo que se havia perdido há muito muito tempo atrás. A princesa, Moanna, que era filha do rei do submundo, certo dia decidiu sair do seu reino e explorar o mundo "atual". Porém, quando chegou à superficie, foi cegada pelos raios solares e a sua memória foi apagada. Foi assim que perdeu as forças e adoeceu, acabando por morrer. O seu pai, o rei, nunca deixou de a esperar e sempre acreditou que o seu espirito iria voltar para o submundo. Assim começa esta história fantástica.


A ação acontece em 1944, no pós-Guerra Civil Espanhola, no regime de Franco. Ofélia é uma menina, filha de um general morto e de uma mulher que espera um filho do Capitão Vidal, um hediondo capitão das tropas de Franco. As suas tropas lutam contra os rebeldes e para isso têm um pequeno quartel numa floresta. No percurso para o quartel, Ofélia descobre um estranho inseto que parece comunicar com ela. Logo acredita tratar-se de uma fada, uma vez que é grande fã de contos de fadas. E assim é. Essa fada, certa vez, leva-a a conhecer o Labirinto do Fauno, um estranho animal/ser que logo lhe mostra uma fantástica vida que ela poderá seguir, se lhe obedecer. O Fauno logo lhe conta a sua verdadeira identidade, dizendo-lhe que é a Princesa Moanna e que tem de voltar para o reino do submundo, pois é lá que o seu pai a espera. 
E assim começa a aventura de Ofélia, que já é difícil sem ter o entrave do Capitão Vidal. Ofélia tem pela sua frente um temível adversário e só tem como refúgio a idealização do Fauno e do mundo que este acredita pertencer-lhe. Mas será que o que ele lhe pede é real?


Uma história de amor e resistência, em todos os sentidos, com uma maravilhosa mistura histórica de um período relativamente recente, contada por espanhóis, o que ainda torna a ação muito mais interessante e verídica. Uma vez que o filme é fantástico, tal combina muito bem e dá um aspeto diferente ao filme, um aspeto mais amplo e mais enigmático.


Este é um filme que está acompanhado por uma incrível banda sonora, repleta de magia que de certo que agrada a um grande leque de pessoas. Só a banda sonora sozinha já é linda, em conjunto com o filme, é única. 



Podem ouvir aqui uma das músicas da banda sonora:



16 comentários:

  1. É um filme maravilhoso, sem dúvida, já o vi à uns bons anos e é de facto marcante e muito emocionante. É um filme que recomendo a todos os adultos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. É um dos meus favoritos e marcou-me bastante devido à sua história. Também acho.

      Eliminar
  2. Olá Maria,

    Confesso que não conhecia mas julgo ser bastante interessante e que vale bem a pena o tempo despendido, fiquei interessado :)

    Ora aqui está um bom contributo para divulgar bons filmes também ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!!!

      Vale completamente o tempo! E não é muito grande. A história é muito boa e o final é único, por isso é imperdivel. =)
      Acho muito bem que vás ver! Quero saber o que achaste.

      Obrigada! =)

      Bjs

      Eliminar
  3. Ai Maria! Ao ler este post lembrei me logo de ti a cantarolares esta melodia na ESE. Saudades =')

    Recordo perfeitamente quando foi ver este filme ao cinema e de como fiquei emocionada. É um filme lindíssimo.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha!!! =D
      Eix, há um ano, praticamente. Lá na aula de desenho e pelos corredores :)

      Tenho de comprar o dvd, um dia. Gostava imenso que houvesse o livro, até cheguei a pesquisar. É que o melhor adjetivo para o caracterizar é "lindo". Mesmo completamente. A música *.*!!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Boa noite! Sou a autora do blog Moda no Sapatinho http://modanosapatinho.blogspot.pt/ e, tal como tu, fui nomeada para participar no passatempo Liebster Award. Este passatempo tem o objetivo de divulgar os blogs com menos de 200 seguidores. Para tal, basta seguir as regras:
    Regras para participar
    • Lista com 11 factos sobre nós.
    • Responder às 11 perguntas que nos atribuíram.
    • Nomear 11 bloggers com 200 ou menos seguidores, colocar o blog deles neste post e avisá-los sobre a nomeação.
    • Fazer 11 novas perguntas aos bloggers que nomeei.

    As 11 questões que tenho para ti são:
    1. Por que quiseste criar um blog?
    2. Qual é o objetivo do teu blog?
    3. Qual é a tua maior qualidade?
    4. E o teu maior defeito?
    5. Quem é a pessoa que mais admiras em todo o mundo?
    6. Se pudesses, qual o sítio que escolherias para viajar neste momento? Porquê?
    7. Quem levarias contigo?
    8. Se tivesses 3 dias de vida, o que fazias?
    9. Qual é a virtude que mais prezas em alguém?
    10. Quem foi a última pessoa que te fez chorar?
    11. Acreditas no amor à primeira vista?

    P.S.: Se tiveres alguma dúvida, vai ao meu blog http://modanosapatinho.blogspot.pt/ ou envia-me um email para mmjsimoes76@gmail.com

    OBRIGADA!!


    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi este! Eu sei que é imperdoável mas, infelizmente tenho me esquecido dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom! Vais gostar, tenho cá na minha ideia :)

      Eliminar
  6. Oi Maria,

    Assisti ao filme e gostei, mas confesso q esperava mais magia no filme. Gostei muito da parte (mais para o final do filme), em q Ofélia é testada pelo fauno com relação ao seu meio irmão, e Ofélia faz a escolha certa, e temos um belo final.!!! *.*

    Abraços, e bons filmes e livros! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda! :)

      Fico contente por teres gostado. Pois, o filme faz a ponte entre a realidade e a fantasia e a magia que mostra é mais no livro, na mandrágora e em todas as demandas que Ofélia tem de realizar. O filme é bastante real. Sim, a parte final é maravilhosa! Gostei muito =) muito bonito, e muito melancólico.

      Abraços! Bons filmes e livros =)

      Eliminar
  7. Também vi este filme o ano passado e nem sabia que tinha ganho 3 óscares. Vi-o apenas pelo título e porque tinha uma boa classificação no IMDB. No início fiquei bastante receoso que a Guerra Civil tomasse conta do filme e que a parte da fantasia ficasse esquecida e nas sombras. Mas rapidamente me rendi ao filme e ao longo da película senti medo pela vida de Ofélia, pensei que o Fauno era, na verdade, um ser malévolo e que ela morreria ao cumprir as suas ordens e admito que me assustei e muito na parte do homem com os olhos na mão. O facto de o filme ser em espanhol torna tudo mais real pois o filme passa-se em Espanha e Hollywood tem a mania de pôr tudo em inglês, mesmo que a acção seja em África. Adorei este filme e recomendo a todos (menos àqueles que não gostam de apanhar sustos e não gostam de sangue).

    Abraços :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos filmes com melhor classificação lá no IMDB, mesmo bom. Merece. Sim, também receie ao inicio, mas depois começou a aparecer o Fauno e a linha entre a realidade e a fantasia fica muito bem feita. Eu também senti e foi justificado, com o que lhe aconteceu! Ui, essa é a parte mais medonha. Quando ela tira a uva... e depois ele começa a mexer-se. UI!
      Sim, torna-o muito mais real. LOL, completamente, é algo que tira logo a coerência e têm a mania de o fazer. Ainda bem que aqui não aconteceu. Eu também gostei muito!

      Eliminar
  8. Amei este filme quando o vi. Doce, estranho e uma fábula maravilhosa

    ResponderEliminar