quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"A Cidade dos Ossos", de Cassandra Clare

Decidi ler este livro (primeiro da saga) depois de ler a trilogia do Anjo Mecânico. Isto por um aspeto meramente cronológico, uma vez que a trilogia situa-se no século XIX e a saga nos dias de hoje.

Neste primeiro volume encontramos Clary Fray, uma Caçadora de Sombras que desconhece o facto de ser uma Caçadora de Sombras. Tal deve-se ao facto da sua mãe tentar a todo o custo apagar/modificar as memórias de Clary ao longo da sua vida, de modo a a afastar do mundo das sombras. Clary, no entanto, esbarra com um grupo de Caçadores de Sombras (Jace, Alec e Isabelle), vendo-se atraída para eles. Acaba por ser salva por Jace e depois de ver a sua mãe desaparecer misteriosamente, Clary vê-se praticamente obrigada a viver no Instituto, tentando descobrir a verdade sobre a sua história. Simon, o amigo de Clary (mundi - humano) vê-se também arrastado para esta aventura. É uma história com cabeça, tronco e membros.

Gostei bastante da história. O aspeto que mais me fascinou foi a complexidade do passado do Círculo. O background das personagens mais velhas é bastante rico. Esse fator é de grande relevo para o meu gosto em termos de enredos. É preciso haver um contexto, tanto ambiental como a nível da história das personagens.

Por isso mesmo, o que mais gostei ao longo da narrativa foi o enredo respetivo da história do Círculo e dos seus membros mais influentes e que mais aparecem (Valentine, Luke (Lucian), Jocelyn, Hodge, Wayland e os Lightwood). Gostei de ver como é que as ações de uma geração podem influenciar outra geração (relação entre a geração de Valentine e a de Clary), uma vez que é um aspeto bastante rico do enredo, onde é mostrado a mestria da autora.

Em termos das personagens, não fiquei assim tão fascinada. Gostei do Simon, do Alec, do Luke, da Isabelle... do Jace (mais para o final). A Clary não me convenceu totalmente. Pareceu-me um pouco insípida. Espero que melhore nos livros seguintes. Aliás, este é um excelente livro para inicio de saga! Termina no momento perfeito para uma continuação e deixa tudo em aberto. Ah! E gostei de ver o Magnus Bane, que já aparece na trilogia!

Era impossível não comparar este livro com os pertencentes à trilogia do Anjo Mecânico. Daí as quatro estrelas. Depois de ter ficado completamente fascinada logo no primeiro livro da trilogia (Anjo Mecânico), em todos os aspetos presentes nele, tal não aconteceu neste livro. Penso que tal também se deve ao facto de ter gostado tanto das personagens da trilogia e da sua história... marcou-me muito e as comparações eram inevitáveis.

Também vi o filme. Sinceramente, gostei bastante do filme, apesar de ser muito diferente do livro, principalmente na parte final (que teria ficado melhor se tivesse sido como no livro...). Vi o filme quando esteve no cinema. Li o livro agora. Só pude comparar agora e perceber algumas críticas ao filme, que compreendo perfeitamente. 

É um livro que recomendo, principalmente a todos os que gostam deste género de histórias. 

 

NOTA (0 a 10): 9

9 comentários:

  1. Olá! Adorei o artigo. Nunca tive muito interesse em ler a série Caçadores de Sombras (nem sei como é chamada aqui no Brasil, acho que é Instrumento Mortal ou algo assim rsrs), mas tenho muita vontade de ver o filme, por causa do Jamie Campbell Bower, de quem passei a gostar depois da série Camelot. Confesso que fiquei curiosa após ler a sua opinião e colocarei a série na minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada; eu comecei neste mundo através da Trilogia dos Infernal Devices. Gostei muito muito muito. Este gostei, mas não foi tanto, como referi no artigo.
      Sim, penso que é esse o nome. O filme está muito fixe, mas é diferente, principalmente na parte do final. Não vi a série. É fixe?
      Acho que faz bem em colocar na lista =)

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  2. Ois,

    Mais um que gostou de ler o teu artigo, cada vez mais com vontade de experimentar ler esta escritora, sem duvida, penso que iria gostar mas a começar começo pela outra trilogia :P

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      obrigada. Acho que fazes muito bem em experimentar, pois é de facto excelente! E também concordo em começares pela trilogia, pois foi como eu fiz. eheh! =D

      Bjs e boas leituras =)

      Eliminar
  3. Eu amo esta mulher!!!xD Foi uma das melhores coisas de 2013 =P

    Eu compreendo porque gostas mais da outra porque eu também tenho um carinho muito especial por ela mas esta... esta foi a que levou a tudo o resto *.*

    Estou a ler por ordem de publicação para não apanhar muitos spoilers mas cada vez adoro mais este mundo e esta autora! Bendita seja a p7 por ma ter recomendado =D

    Quanto ao filme, sim é diferente mas depois de ter pensado bem também gosto do filme apesar de achar que devia ser mais parecido em vez do estúpido do realizador se ter andado a inspirar no Exorcista sabe-se lá porquê -.-'

    Parabéns pela opinião!=D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! o penúltimo livro antes de ler este foi o da Princesa Mecânica, sem dúvida um dos melhores deste ano! =D

      Se tivesse conhecido a autora há mais tempo também teria começado por aqui e talvez tivesse um olhar diferente! A mim foi ao contrário, foi a trilogia que me levou aqui =D

      Eu também estou a tentar não apanhar spoilers, para ter uma leitura sem conhecimento do que vai acontecer. Vi este filme primeiro, mas fiquei agradada por constatar que está diferente, pois assim não sabia tudo o que ia acontecer ao longo da leitura! =D

      Sim, o filme está bastante bom. Gostei muito. Achei que podia ter tido uma banda sonora melhor e o final como no livro, mas pronto. LOL pois, era melhor ter tido outras ideias mais interessantes =P

      Obrigada! ^^
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá,
    Q bom que gostou do livro, assim podemos tb ir comentando sobre ele, não podemos? :D Adorei sua resenha, e post, ambos ficaram muito bem feitos. Vai começar por agora Cidade de Cinzas?
    Uma última coisa: comecei a assistir o filme, e ainda bem que vc me alertou que o filme era diferente do livro, pois não criei expectativas. No mais é isso.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Claro que podemos =)
      Obrigada! Gostei bastante de escrever esta opinião. Ainda não vou começar já, porque pedi o livro pelo Natal, bem com o Cidade de Vidro. Agora estou a ler "Merlim - O Ciclo Pendragon", de Stephen Lawhead.
      Acho que fez bem em não criar expectativas, assim não fica desapontada! Se tivesse lido o livro antes de ver o filme, eu teria ficado. Mas o filme é muito bom.

      Abraços e boas leituras!

      Eliminar