segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"Luz e Sombra" de Leigh Bardugo

Sinopse:

Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração. (In Goodreads)

Opinião:
Bem, aqui está um livro que me espantou. Decidi lê-lo pois li várias opiniões fantásticas sobre ele e também porque andei a ler bocadinhos na livraria. A curiosidade dá para isto!

Pois bem, quando comecei a ler senti algo parecido com um misto de frustração. Não estava a corresponder às minhas expectativas. Porém, à medida que ia lendo e que a história ia avançando comecei a ficar mais aliviada e pensei "ah, agora sim, está parecido com aquilo que tinha pensado!". No final fiquei bastante satisfeita, mas não posso dar as cinco estrelas. Espero que o possa fazer no segundo livro.

As personagens são interessantes, mas sinto que não me conseguiram cativar na totalidade. Alina, Mal e o Darkling estão muito bem, são complexos e sinto que dali pode ser extraído um belo sumo. Porém não posso dizer o mesmo das personagens secundárias. Não senti nada por elas e acho que isto deve-se ao facto de não estarem muito desenvolvidas. Sei que são secundárias, mas é importante e essencial que estejam bem desenvolvidas. Também acho que isto pode dever-se ao facto de ser o primeiro livro, podendo no segundo haver um maior desenvolvimento das personagens, mesmo a nível das suas atitudes (é mais a ente nível que me estou a referir e não a um mais característico).

Outro aspeto que senti que poderia ter sido melhor prende-se com a falta de detalhe no dia a dia de Alina, em especial nos palácios. Há um espaço de cinco meses em que muito mais poderia ter sido abordado. Os Grisha tem que aulas? O que fazem no seu dia a dia? O que aprendem? Alina só tinha aulas com Baghra e Botkin? Podia estar mais desenvolvido. O livro podia ser maior e ter mais detalhes. Falta um contexto mais coerente e mais detalhado para criar um mundo novo.

Penso que a autora dedicou mais tempo a descrever penteados e aspetos de beleza do que o que realmente interessa. Se houvesse mais conteúdo histórico do contexto, mais detalhes do quotidiano e mais sumo, ok, não fazia problema nenhum esses aspetos, mas sem uma forte base, tal fica um bocado supérfluo, pois em quase nada é relevante para o enredo em si.

Mais História deste mundo era essencial. Claro que nem todos os livros de Fantasia são como o Harry Potter, Senhor dos Anéis, Nome do Vento, Saga do Assassino, Locke Lamora ou as Crónicas de Gelo e Fogo, mas essas são as minhas referências e depois quando leio livros deste género em que falta algum conteúdo mais aprofundado... sinto-lhe a falta e é impossível não fazer comparações.

A autora podia ter se esforçado mais.

No entanto, gostei muito do desenrolar dos acontecimentos. A parte final é muito boa. Há bastante ação e momentos de gelar o sangue. O ritmo da leitura chega a ser frenético nesses momentos e isso é bastante agradável. A relação entre Alina e o Darkling é dos aspetos mais interessantes, bem como Alina e Mal. Aliás estas três personagens estão muito bem. Para mim, a maior força motriz do enredo é o Darkling. Espero que mais seja revelado sobre ele e os seus desejos, bem como sobre o seu passado. O Darkling é, sem dúvida, a personagem com mais personalidade!

Gostei muito da parte da viagem de Alina e Mal, bem como do final do livro. Promete bastante para o segundo, onde espero encontrar bastantes melhorias.

Em suma, é um livro bom, que podia ser melhor. Vou acompanhar a trilogia, pois promete algo de muito bom! Estou à espera de grandes acontecimentos de cortar o fôlego! Sim, este é o grande trunfo da autora. Espero que saia em breve o segundo (em Português) para continuar a acompanhar esta jornada.



Se calhar vou até lá fora e deixo que o vento a leve. Este vento é suficientemente forte para te alcançar, para viajar para sul através de Tsibeya, para escalar Petrozoi e ziguezaguear pelas ruas de Os Alta. Este vento não será parado por portões ou guardas. Há de subir a tua torre e abanar a janela do teu quarto, ou de se esgueirar por uma passagem oculta e passar por entre as grades da tua cela.
Vai  levantar-te o cabelo e roçar-te na face, e se calhar tu vais levantar a cabeça e ouvir-me. (p.312)

NOTA (0 a 10): 8 

4 comentários:

  1. Olá,

    Esta Editora até tem bons livros de Fantasia, mas pelo que percebo não te encheu as medidas embora tenha muito potencial.

    Realmente podia ter enriquecido o enredo descrevendo um pouco melhor o universo e não se perdendo tanto a descrever penteados e assim, mas vamos ver, quem sabe no 2 volume as coisas melhorem, por exemplo surgimento de personagens secundárias que vem acrescentar mais valia.

    Gostei do comentário, parabéns, vou ficar atento ao comentário dos restantes livros :)

    Bjs e um ano de 2014 repleto de boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pois tem, tem os do Kvothe =D
      É isso mesmo, referes muito bem. Não me encheu as medidas, mas tem potencial.

      Sim, acho que o segundo vai ser melhor. Espero que sim =D

      Obrigada! Assim que sair o segundo vou lê-lo =)

      Bjs, obrigada e para ti também!

      Eliminar
  2. Olá!

    Mmm ...

    Espero que você entenda o que estou dizendo, porque eu não sei "escrever" exatamente certo em Português (falo espanhol), mas vou tentar.
    Eu só podia ler o seu comentário, porque eu gasto lendo Português, mas ... de qualquer maneira.

    Eu amo o livro completamente. :)

    Na verdade, as únicas classes que Alina tinha se fossem com Baghra e Botkin, o resto tinha apenas ler livros de teoria "Grisha" e ela vai explicar um pouco de vez em quando.

    Eu acho que eles evitou falar soblre "no dia a dia de Alina", porque, para alguns, pode se tornar tedioso, e se fez também o livro muito grande, muitos estariam com medo de ler o livro (como com "Game of Thrones" ), de modo que deixou apenas o essencial.

    Entrei em tua "avaliação" pelo nome do livro em seu país: na mina é "sombra e osso" eo nome original do livro é "Shadow and bone", então eu estava intrigado com o nome de "Luz e Sombra", mas é um nome que me parece de acordo com o livro.

    De qualquer forma, eu gostei sua opinião, e espero que eu não tenha euivocado muito com a linguagem.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      não se equivocou muito com a linguagem. Compreendi perfeitamente =)

      Eu gostei muito do livro, tem uma história muito interessante.
      Compreendo que a autora tenha seguido por esse caminho. É bom porque assim não se torna tedioso, como diz no seu comentário.

      Pois, porque "Sombra e Osso" é mesmo a tradução total do Inglês para Português. Devem ter traduzido "Luz e Sombra" pelo poder da Alina, mas pronto, não fica mesmo "à letra" e faria à mesma sentido.

      Obrigada, fico muito contente por ter comentado a minha opinião. Sempre que quiser é bem vinda =)

      Beijos!

      Eliminar