quinta-feira, 17 de abril de 2014

Outlander - Nas Asas do Tempo, de Diana Gabaldon

Há bastante tempo que queria ler este livro. Depois de vários meses à espera, decidi pegar nele e aventurar-me pela magia da Escócia e das viagens no tempo.

A Escócia e as viagens no tempo são dois ingredientes que, à partida, fazem as minhas delícias. Depois de ter lido um livro com estes ingredientes e de não ter gostado muito (Highlander - Para Além das Brumas,de Karen Marie Moning), decidi optar por este, que já tinha para ler e queria há muito tempo. E não fiquei desiludida!

O livro conta a história de Claire Randall, uma jovem mulher de vinte e sete anos, enfermeira, que, depois da guerra (1945), parte com o marido (Frank) numa "nova lua de mel" para a Escócia, em passeio e para este descobrir mais factos sobre os seus ascendentes familiares, nomeadamente Black Jack Randall, pertencente ao exército inglês no século XVIII, aquando da revolta jacobita. No decorrer dos passeios, Claire descobre um grupo de rochas relacionadas com cultos pagãos (Craigh na Dun), sentindo-se fascinada. Acaba por voltar às pedras para colher algumas flores, o que termina com ela a ser “sugada” pelas pedras, acabando por ir parar ao ano de 1743, no mesmo local, onde se depara com Jack Randall, de quem consegue escapar com a ajuda de um homem que a leva para uma cabana cheia de escocês. Lá, vê-se confrontada com eles, que lhe pedem a sua identidade. Com medo de dizer a verdade, Claire inventa uma mentira, na esperança de mais tarde conseguir voltar para as pedras e para Frank. No meio desses homens, encontra-se um jovem ferido num ombro (James Fraser), que depois de algumas tentativas dos seus companheiros em ajudá-lo com a deslocação do ombro, acaba por ser tratado por Claire, que, sendo enfermeira, consegue ajudar o rapaz.

É assim que começa a história de Claire e James. Aprisionada numa era passada, Claire vê-se confrontada com vários perigos, desde intrigas familiares e políticas, passando por tribunais inquisitórios, até prisões, fugas e várias batalhas. Porém, mesmo com todos esses problemas, Claire tem também de decidir se quer ficar ali, com James, o clã MacKenzie, os seus novos amigos e o malvado Jack Randall (que tenta por todos os meios saber a identidade de Claire e perseguir James, devido a atos passados) ou voltar para 1945.

Esta é uma história cheia de aventuras, romance, sexo, batalhas, intrigas, perigos e tudo o que faz uma boa história. Tem a dose certa de todos estes ingredientes. Aqui está a prova que pode haver conteúdo para além das relações íntimas entre as personagens. A autora consegue criar um ambiente real, verossímil, onde a ação acontece naturalmente, de acordo com as ações, sentimentos e emoções das personagens. Nada parece forçado ou espantoso. Não. Tudo é bastante simples e prático. As atitudes das personagens são sempre compreensíveis, tudo acontece por uma razão e para um fim. É sempre bom quando os autores conseguem corresponder a estes aspetos, uma vez que é o que mais fornece coerência e coesão a uma obra, e toda esta história é bastante coerente.

Gostei bastante de todas as personagens, especialmente de Claire e James, que são as que mais se destacam, apesar de as outras também serem bastante ricas e complexas. Claire é uma personagem bastante interessante, não é frágil nem picuinhas. É uma mulher real, complexa, endurecida pela experiência que teve nos hospitais de guerra, que não tem medo de nenhum perigo no momento de ação. Também é bastante feminina, prática, lúcida, com uma mente aberta, curiosa e uma boa aprendiza a vários níveis, sendo também é uma excelente professora a vários outros. Também é uma excelente médica/enfermeira, muito meiga e paciente.

Quanto ao James, uiiii!!!, o James, bem…se não gostasse do James era estranho. O rapaz é inteligente, galante, cavalheiro, bravo, lindo, interessante, sério, decente... e agora podia estar aqui a escrever vários outros adjetivos qualificativos sobre a sua pessoa, mas estes já chegam para perceber o porquê de gostar tanto dele. Existem vários momentos em que James passa por várias situações perigosas, que terminam quase todas com ele ferido, o que provoca vários sentimentos de carinho e cuidado, o que é bastante interessante. Uma vez que Claire é enfermeira/médica, as situações entre eles nestas circunstâncias são várias e bastante interessantes, densas e preocupantes. Gostei bastante desta interação e acho que a autora explorou-a muito bem. É muito mais interessante ser ela a médica e ele o paciente do que ao contrário!

Também gostei da componente mágica e aqui entra outra personagem bastante complexa e interessante: Geilis Duncan. Geilis oferece uma trama bastante intrincada e bem construída, que é fundamental para o desenrolar da história. Com uma personalidade forte, uma rebeldia nata e uma predisposição para a magia, Geilis é uma ameaça para muitas personagens, o que promove uma intriga bem elaborada.

Não podia deixar de referir o grande vilão da história, Jack Randall, o antepassado de Frank. É um bom vilão, com características bem definidas e sempre envolto numa estranha neblina de intenções e mesquinhez. A sua perseguição a Jack e Claire sustenta bastante a história, fomentando várias situações perigosas e ameaçadoras para as personagens.

Gostei bastante da obra. É inteligente, complexa e, como referi, tem a dose certa de tudo. As descrições são bastante ricas, tanto dos aspetos físicos do espaço e das personagens como das ações por elas praticadas e dos seus sentimentos, bem como as questões médicas. A relação amorosa de Jack e Claire é muito bem descrita, em todos os aspetos. É possível imaginar tudo o que acontece ao longo da história com bastante detalhe e isso é sempre agradável.

É uma viagem pela Escócia: tanto em 1945 como em 1743. É muito bom poder “estar” nos lugares, “ver” as pessoas e os costumes, “estar presente” em toda a ação. Não há momentos parados, sendo uma leitura bastante fluída.

Em suma, gostei muito e espero que o segundo seja tão bom ou melhor do que este! E que a série seja tão boa como o livro, já que melhor é difícil! =) 


Because I wanted you." He turned from the window to face me. "More than I ever wanted anything in my life," he added softly.

I continued staring at him, dumbstruck. Whatever I had been expecting, it wasn't this. Seeing my openmouthed expression, he continued lightly. "When I asked my da how ye knew which was the right woman, he told me when the time came, I'd have no doubt. And I didn't. When I woke in the dark under that tree on the road to Leoch, with you sitting on my chest, cursing me for bleeding to death, I said to myself, 'Jamie Fraser, for all ye canna see what she looks like, and for all she weighs as much as a good draft horse, this is the woman'"

I started toward him, and he backed away, talking rapidly. "I said to myself, 'She's mended ye twice in as many hours, me lad; life amongst the MacKenzies being what it is, it might be as well to wed a woman as can stanch a wound and set broken bones.' And I said to myself, 'Jamie, lad, if her touch feels so bonny on your collarbone, imagine what it might feel like lower down...'"

He dodged around a chair. "Of course, I thought it might ha' just been the effects of spending four months in a monastery, without benefit of female companionship, but then that ride through the dark together"--he paused to sigh theatrically, neatly evading my grab at his sleeve--"with that lovely broad arse wedged between my thighs"--he ducked a blow aimed at his left ear and sidestepped, getting a low table between us--"and that rock-solid head thumping me in the chest"--a small metal ornament bounced off his own head and went clanging to the floor--"I said to myself..."

He was laughing so hard at this point that he had to gasp for breath between phrases. "Jamie...I said...for all she's a Sassenach bitch...with a tongue like an adder's ...with a bum like that...what does it matter if she's a f-face like a sh-sh-eep?"

I tripped him neatly and landed on his stomach with both knees as he hit the floor with a crash that shook the house.

"You mean to tell me that you married me out of love?" I demanded. He raised his eyebrows, struggling to draw in breath.

"Have I not...just been...saying so? 

NOTA (0 a 10): 10 

14 comentários:

  1. Ai, que bom que vc gostou!!!! Você disse tudo: tem a dose certa de tudo. A Diana tem uma escrita perfeita demais. Juro que fiquei com medo de ler esse livro e achar que seria mais um romancizinho modinha, masé uma linda demais e com uns mistérios. Eu estou com o segundo na fila e tb espero que seja tão bom quanto, mas tento me segurar para não ter expectativas altas demais e me decepcionar.

    Amei a resenha.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cassiana,

      gostei mesmo! Super bom, com um enredo poderoso e muitos ingredientes que fazem com que o livro seja ótimo e muito dinâmico. Quando leio romances tenho sempre esse receio, mas com este isso não aconteceu. É muito bom mesmo. Tenho de comprar o segundo, ainda não o tenho. Pois, é bom não termos expectativas altas porque depois pode não ser tão bom e ficamos desiludidas. Vamos lá ver como é o segundo =)

      Obrigada!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Maria:) Tens toda a razão é um livro com uma dose certa de tudo.
    Só houve uma cena que não gostei: aquela em o Jamie bate na Claire como castigo. Pareceu-me demais.
    Venha a série!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo =)

      É mesmo, não dá para ser repetitivo ou monótono.
      Essa parte foi um bocadinho desnecessária. Percebe-se o contexto e tudo isso, depois da explicação do Jamie, mas não era preciso. Bater nunca está certo.
      Yeah! No verão ^^

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Wowwww...
    Olá Maria
    Deixaste-me com "água no bico". Acho que vou gostar deste livro e eu até o tenho em inglês. Tenho vários desta escritora mas nunca li. Gostei do teu comentári. Se tivesse dúvidas tu resolvidas o meu problema.
    Hihi eu tb gosto de personagens como o James (shiuu).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      acho bem e fico feliz por ter conseguido com que ficasses com água no bico! O livro é mesmo muito bom. Obrigada por teres gostado da opinião.
      Quais são os outros que tens da autora?
      Lê, que eu depois quero saber a tua opinião =)

      Ahah, é bom saber. Ele é mesmo fantástico (ok, não conto a ninguém =D )!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Maria
      Mas passei por aqui porque me lembrava que tinhas lido este livro. Ainda não o li. Mas estou a acompanhar a série. Meu Deus é fantástica. Este meu primeiro comentário é muito pobre. Não faz jus à qualidade da obra. Agora tenho a certeza que os três livros que saíram em Portugal vou comprá - los.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Esqueci-me de te dizer que tens um TAG no meu blogue. ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria,
    não conhecia esse livro, mas fiquei interessada em lê-lo, parabéns pela opinião, vou ver se encontro esse livro aqui no Brasil.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      é um livro excelente, com muito romance, aventuras e História. Obrigada, ainda bem que gostaste. Se encontrares, diz =)

      Abraços e boas leituras!

      Eliminar
  6. Ois Maria,

    Bem estou tramado contigo deixas-me sempre com imensa vontade de ler os livros que comentas e não posso ficar indiferente a um comentário destes, parabens está excelente ;)

    A ver se lês os seguintes :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      eheh! É como eu quando vou ao teu blogue também descubro mais livros para ler =P é sinal que andamos a ler boas histórias. Muito obrigada, fico feliz por teres gostado e por quereres ler =)

      Sim, o segundo já há em português =)

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar