quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Under Different Stars, de Amy A. Bartol

Aqui está um livro que me despertou pela capa e pelo título. Tem a sua graça, mas podia ser melhor. Ficção Científica com um toque de romance, em que este é o primeiro volume. 


O livro conta a história de Kricket, uma rapariga que vive em Chicago. Sozinha, Kricket vai vivendo. Até que aparecem algumas pessoas que lhe contam que ela não é terrestre, mas sim Etharian (cidadã/o de Ethar, um mundo diferente), filha de pessoas importantes e influentes. Depois desse encontro, aparece novo grupo de pessoas de Ethar, em missão, que lhe dizem ter de a levar para Ethar, para prestar explicações perante o seu povo. Assim, a jovem vai numa viagem através de um lago subterrâneo para Ethar, onde espera descobrir as suas origens e desvendar o mistério.

Pois bem, aqui está um livro que me fez lembrar um misto de outros que já li: Luz e Sombra, Crepúsculo, Império Final e Cinder. Uma mistura destes livros em que há a capacidade natural e inata, sem grande exploração, de uma jovem heroína que não sabe nada sobre si; pouca exploração das personagens e do contexto; um romance leve, sem complexidade, tipo Bella e Edward; muito diálogo; uma acção bastante linear e parecida ao longo da narrativa, e, poucas descrições de Ethar. Também me fez lembrar Doctor Who.

Tem momentos interessantes, especialmente quando se tem algum vislumbre de Ethar, tanto a nível visual como cultural, ou nos momentos de mais acção. Estava à espera de mais, uma vez que a premissa é boa e diferente.

Deste modo, posso dizer que é um livro que tem o seu interesse. O livro tem os seus pontos fortes, como Ethar e tudo o que lhe diz respeito, e podia haver uma maior exploração a nível das personagens e contexto. Lá porque não fiquei totalmente maravilhada, isso não é sinónimo de que não tenha qualidade. Nem por sombras! Não estou a dizer que o livro não é bom, mas apenas que não me "encheu as medidas". Possivelmente, um público que goste dos livros que mencionei acima, irá gostar deste e recomendo-o vivamente a quem gosta deles (eu gostei do Luz e Sombra e do Império Final).

Talvez se a história não fosse contada pela personagem principal, e sim na terceira pessoa, teria sido mais interessante, pois não teria sido tão centrada apenas nela e mais no todo.

É de referir que existem partes com descrições bastante bonitas e que nos deixam imaginar as cenas nitidamente, o que é sempre bom e enriquece o imaginário de quem lê.

Aconselho a sua leitura. Mesmo que eu não tenha gostado muito, vocês podem gostar. 

NOTA (0 a 10): 5

2 comentários:

  1. Ois,

    Bem pela nota atribuída dispenso, tenho muito por ler felizmente e agora até tenho aqui o livro "No pais da nuvem branca", de Sarah Lark á minha espera :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      tem uma nota fantástica no goodreads (4,40)...mas não me prendeu. Estás muito bem na companhia do livro da Sarah Lark. Já começaste?

      Bjs e boas leituras =D

      Eliminar