segunda-feira, 18 de maio de 2015

Comandante Serralves - Despojos de Inverno, de Carlos Silva, Vítor Frazão, Inês Montenegro, Ana Filipa Ferreira, Joel Puga e Rui Leite

Já tinha este livro para ler desde que foi editado no ano passado e foi agora que me decidi a lê-lo! Estava ali na prateleira mesmo a olhar para mim e eu fui lá buscá-lo.

Sinopse:

Depois da invasão Pahoehoente, a Aliança Humana trouxe paz e prosperidade ao Sistema Solar. Contudo trouxe também a supressão da cultura, a opressão e a padronização dos povos.

Existe, porém, uma lenda que há várias gerações traz esperança a todas as nações livres. O seu nome é: Comandante Serralves

Suba a bordo da nave Maria e deixe-se levar por um universo de relatos de resistência e luta. Conheça as muitas caras e corpos do Comandante e deixe-se maravilhar pelas comunidades que colonizaram os planetas de Mercúrio a Urano.

Que despojos de guerra contra os Pahoehoentes são esses que ainda hoje trazem perigo às nações livres? Que artefactos se escondem em torno do Sol que podem desequilibrar o braço de ferro entre Serralves e a Aliança?
(in Goodreads)
Opinião: 

Este livro é composto por sete partes, contos, que compõem as aventuras do Comandante Serralves, o lendário comandante da nave Maria e um líder dos separatistas. Gostei bastante do Comandante, que tem uma personalidade bastante engraçada e interessante. Fez-me lembrar um misto de várias personagens espertas e inteligentes que eu tanto gosto, como, por exemplo, o Locke Lamora. Também gostei das outras personagens, em especial da Emily, mas Serralves é, sem dúvida, a grande personagem, e o melhor do livro, a meu ver. 

Gostei da história em si. A perspectiva está interessante, bem como o contexto em que os contos acontecem. Toda a parte científica, as armas, as invenções, tudo isso está excelente, bem como toda a visão futurista apresentada, assim a "descambar" para uma paz fingida e de fachada, que está muito bem apresentada. 

No entanto,  penso que poderia ter uma ligação entre os contos mais esclarecida. Senti que poderia ter gostado mais se houvesse uma maior ponte de um conto para o outro, de forma a que também o contexto do enredo saísse beneficiado, porque pareceu-me que, de conto para conto, ficava algo para dizer. Mas pode ser esse o objectivo e se assim é, os autores conseguiram. 

Todos os contos são interessantes. Gostei de todos, mas devo dizer que gostei especialmente do da Ana Filipa Ferreira, por causa da perspectiva alienígena de um dos seres em relação à Terra e aos humanos, bem como por causa da existência de uma maior emotividade nesse conto. 

Espero que o projecto continue e que em breve haja mais novidades. Também espero que os leitores apostem neste projecto e que contribuam, de modo a preserva-lo, uma vez que acredito que quanto mais for desenvolvido, melhor se tornará. É sempre bom poder ler histórias de autores nacionais e de poder divulgar as suas obras.

Um bom livro, cheio de aventuras, acção e emoção.

NOTA (0 a 10): 8

2 comentários:

  1. Olá,

    Ainda bem que gostaste, não sei porque mas a mim não me cativou mas estou contigo o conto da Ruiva foi o que mais gostei :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      tem contos interessantes. Espero que o próximo seja melhor, principalmente a nível daas ligações de uns para os outros, porque são todos sobre o Serralves.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar