quarta-feira, 1 de junho de 2016

Amor e Enganos, de Julia Quinn

Sinopse:

Sophie Beckett tinha um plano ousado: fugir de casa para ir ao famoso baile de máscaras de Lady Bridgerton. Apesar de ser filha de um conde, ela viu todos os privilégios a que estava habituada serem-lhe negados pela madrasta, que a relegou para o papel de criada.

Mas na noite da festa, a sorte está do seu lado. Sophie não só consegue infiltrar-se no baile como conhece o seu Príncipe Encantado. Depois de tanto infortúnio, ao rodopiar nos braços fortes do encantador Benedict Bridgerton, ela sente-se de novo como uma rainha. Infelizmente, todos os encantamentos têm um fim, e o seu tem hora marcada: a meia-noite. 

Desde essa noite mágica, também Benedict se rendeu à paixão. O jovem ficou até imune aos encantos das outras mulheres, exceção feita...talvez...aos de uma certa criada, que ele galantemente salva de uma situação desagradável. Benedict tinha jurado tudo fazer para encontrar e casar com a misteriosa donzela do baile, mas esta criada arrebatadora fá-lo vacilar. Ele está perante a decisão mais importante da sua vida. Tem de escolher entre a realidade e o sonho, entre o que os seus olhos veem e o que o seu coração sente. Ou talvez não... (in Goodreads)



Opinião:

Este é o terceiro livro da série Bridgerton. E é mais um excelente romance da autora! Destes três, este volume é o mais diferente, pois não segue bem o mesmo esquema de acontecimentos, que nos anteriores acabou por ser um pouco parecido. Neste isso não acontece o que é uma lufada de ar fresco.

Neste livro, a autora foca a sua atenção no segundo irmão Bridgerton: Benedict. Sempre me agradou nos outros livros e aqui justificou a minha opinião. Excelente personagem, um bocadinho diferente, mais artista e não tão forte, mas com um carácter sonhador e amável. Gostei muito dele, da forma como conheceu Sophie e do modo como a história de ambos se desenrolou. Também gostei muito de Sophie, que é uma personagem bastante diferente das outras personagens femininas dos outros livros: bastarda, pobre e criada. Ou seja, tudo para não ser digna de um Bridgerton. 

O que começa por ser um pouco um reconto da Cinderela, acaba por se tornar numa história muito própria e bem elaborada, com muitas peripécias, muito humor, romance e alguns acontecimentos inesperados e emocionantes. Senti que o enredo, estava mais maduro, com nuances mais sérias, principalmente até aos momentos finais, que, na minha opinião, podia ter sido melhor explorado e mais trabalhado, uma vez que essa parte merecia mais destaque e mais seriedade. Tirando isso, achei o enredo mais rico, mais diversificado e mais arrojado. 

Encontrei novamente uma linguagem divertida e irónica, que muito me tem agradado nesta série. Espero que assim continue! 

Em relação às descrições, tenho a referir que estão perfeitas e pertinentes, sendo que é possível ao leitor estar junto das personagens, a desfrutar do ambiente e da ação como se estivesse no Pensatório. 

Em suma, mais um excelente livro da autora! Em relação aos três lidos, este foi o que mais gostei, porque achei muito interessante as duas formas como Benedict encontrou Sophie, criando uma empatia logo à primeira vista, mas que faz sentido, em especial da segunda vez, depois do que acontece a Benedict. Também gostei da forma como a história vai decorrendo e de como as personagens da família Bridgerton aparecem mais vezes e têm um papel maior na trama. Em relação à fantástica autora da crónica social, o mistério continua, mas parece mais próximo de ser desvendado! 

Recomendo a todos os que gostam de um bom romance! 

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Bem, gostaste mesmo da história :)
    Não é a minha praia :P
    Espero que gostes do Príncipe dos Espinhos. Eu estou a gostar bastante. Não é nenhuma obra-prima a nível de história, mas o autor escreve bem, com pouquíssimos tempos mortos e um tom dark como eu gosto :) Espero que o fim do livro seja igualmente bom.
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Gostei muito. Estou a gostar muito desta saga, surpreende-me pela positiva!
      Eheh, imagino =P

      Gostei muito. Vou fazer em breve o comentário, mas posso já adiantar que foi uma leitura interessante, sempre com ação.

      Espero que os próximos sejam melhores =P

      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    O que eu tenho visto a elogiarem esta escritora, tenho mesmo que experimentar,. deixaste-me curioso :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fiacha,

      estive tanto tempo sem dar por ela...ainda bem que a descobri, é excelente =)

      Espero que gostes das histórias!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar