sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

City of Lost Souls, de Cassandra Clare

Sinopse:

Depois dos acontecimentos em The City of Fallen Angels (A Cidade dos Anjos Caídos), Claire e companhia vê-se sem Jace, que desapareceu com Sebastian. Sem saber o que fazer e como procurar Jace, Claire desespera e acaba por tentar tudo para o descobrir. O que ninguém esperava era que Jace estivesse tão ligado a Sebastian. Será que Jace está a tornar-se malévolo como o seu companheiro? Será que Claire consegue salvá-lo? Neste livro, os Caçadores de Sombra embarcam numa perigosa aventura para resgatar um dos seus caçadores favoritos. Muita ação, romance e aventura, como habitual nesta série.



Opinião:

Mais um bom livro de Cassandra Clare. Gostei bastante, muita emoção, muita ação e romance, misturados com escuridão e seres monstruosos. 

Neste volume, as personagens continuam na sua demanda. Continuam todas iguais a si mesmas, sem sofrerem grandes alterações. Talvez Simon continue a ser o único que tem um desenvolvimento maior e um amadurecimento mais complexo. Não sou grande fã da Claire, mas continuo a achá-la interessante. Bane e Alex continuam a ser uma bela dupla, sendo que é possível vislumbrar nesses momentos algo do trilogia As Origens, que é a minha favorita. 

Dei por mim a ansiar pelos momentos em que o Irmão Zacarias aparece, e queria muito encontrar a Tessa, mas parece que ainda não foi desta. Por vezes penso que continuo a ler esta saga por causa deste trio: Tessa, Jem e Will. E sei que é o grande motivo, mas eu acho que a autora conseguiu criar um mundo bastante interessante, forte e rico, com personagens boas e um contexto bem elaborado, portanto continuo a voltar à serie dos Instrumentos Mortais

Em relação à enredo, continua a seguir a mesma linha. Muita aventura, momentos de grande perigo, seguidos por outros mais calmos e com bons momentos de introspeção das personagens quanto às suas atitudes, desejos e ambições. Gosto especialmente destas partes e daquelas reservadas à ação. O romance é um fator que acabar por ficar um tanto para trás nesta história, uma vez que não consigo criar uma relação entre a Claire e o Jace...não consigo vê-los como casal maravilha...Gosto mais dos outros casais da história. 

A escrita continua a ser boa, cheia de vocábulos ricos e que preenchem o contexto (alguns em latim, por exemplo). A par da escrita está o contexto, que a autora fez questão de criar com tanto esmero e carinho. É mesmo o grande ponto forte desta serie e o que mais me encanta nela.

Tendo em conta tudo o que referi, recomendo o livro a todos que gostam da autora e de uma boa história de fantasia e ação.

NOTA (0 a 10): 8

1 comentário:

  1. Viva,

    Dá para ver que é uma das tuas escritoras favoritas e aqui está mais um livro que te agradou, se poder vou experimentar :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar